Simpósios Temáticos

                 

 

1 - TEORIA E METODOLOGIA DA HISTÓRIA E HISTÓRIA DA HISTORIOGRAFIA: limites e tendências na moderna disciplina histórica

                    Coordenadores:Doutorando Marcelo Durão da Cunha Rodrigues (Lethis - UFES) e Me. Thiago Britto (Lethis - UFES)

                              Proposta: Desde a sua constituição enquanto disciplina acadêmica no século dezenove, o saber histórico enfrentou distintos desafios ao longo de sua institucionalização e difusão na cultura histórica ocidental. Sobretudo após os impactos das Considerações Extemporâneas de Friedrich Nietzsche e das consequências trazidas pela crise do historicismo, ao longo do século vinte a história acadêmica precisou se reinventar, adaptando-se a um novo cenário de radicalidade e de dissolução de antigos e longevos postulados. As dimensões desta mudança radical vivida pelo saber histórico, estender-se-iam às quatro últimas décadas, quando sob a influência de perspectivas pós-estruturalistas, pós-coloniais e desconstrucionistas, a maneira humana de conceber o passado sofreria as mais drásticas transformações em seus arranjos fundamentais. Considerando este quadro basilar, o presente simpósio possui como objetivo discorrer a respeito do itinerário traçado pela disciplina histórica nos dois últimos séculos, buscando abarcar debates que tratem tanto das transformações vividas pela história acadêmica, quanto das tendências e novas perspectivas possíveis de serem incorporadas pela cultura histórica global nas próximas décadas. Em tal sentido, serão bem-vindos trabalhos que versem sobre teoria, metodologia, filosofia da história e história da historiografia tanto no que tange à experiência histórica brasileira quanto em debates internacionais contemporâneos.

2 - ENSINO DE HISTÓRIA ENTRE SABERES, PRÁTICAS E REPRESENTAÇÕES:

                    Coordenadoras: Profª Juçara Luzia Leite (UFES) e Profª Regina Celi Frechiani Bitte (UFES)

                              Proposta: A proposta deste Simpósio é debater sobre o papel do Ensino de História nos Estudos Históricos. Nesse sentido, visamos reunir trabalhos que permitam ampliar as reflexões sobre a relação entre Historiografia, História e seu ensino (não apenas escolar) e as instituições e identidades aí envolvidas. São muitas as temáticas a serem abordadas, dentre as quais: Historiografia e ensino de história; Ensino de História e escolarização; Livro didático, sua história e sua utilização; A didatização da História e o uso de diferentes mídias; Ensino de história local; Intelectuais e ensino de História; Políticas do ensino de História.Buscamos, dessa forma, dialogar com os professores e pesquisadores que refletem sobre seus saberes e práticas frente aos desafios da sociedade contemporânea, refletindo sobre os processos formativos,  os saberes e as práticas de ensino, à pesquisa e  a aprendizagem histórica em suas perspectivas históricas. Acreditamos que, ao final deste encontro, cada um de nós terá construído novas e importantes formas de compreender, fazer e ensinar História. 

3 - ESPÍRITO SANTO EM PERSPECTIVA:

                    Coordenadoras: Profª Maria Cristina Dadalto (UFES)

                              Proposta:Objetiva produzir discussões de cunho histórico-sociológico sobre o processo de formação e desenvolvimento do Espírito Santo. Neste sentido, se apresenta como espaço para o debate de temas e problemas do desenvolvimento do ES, bem como de estudos que buscam compreender o processo de inserção do ES no contexto de desenvolvimento nacional e global.

4 - HISTÓRIA DA RELIGIÃO E RELIGIOSIDADES:

                    Coordenadores: Prof. Sergio Luiz Marlow (UFES) e Me. Madson Gonçalves da Silva

                              Proposta: O Brasil, por ser um país multifacetado não apenas culturalmente, apresenta-se também pluralizadono campo religioso. Prova disso encontramos no Censo IBGE 2010, que aponta para o crescimento, por exemplo, do ramo evangélico no país. Podemos lembrar também, ao enfatizarmos o Cristianismo, a “longa duração” do Catolicismo, religião oficial no período colonial e na monarquia no Brasil, e sua hegemonia no cenário brasileiro atual, mesmo que a era republicana tenha formalizado a separação Igreja e Estado. Ao mesmo tempo, outros tipos de religiosidade, como as religiões de matriz africana, buscam ocupar o seu espaço no cenário nacional. Com base no tema central deste I Fórum Capixaba de Estudos Históricos, que enfatiza a questão das instituições e identidades, a proposta deste Seminário Temático deseja abarcar e discutir estudos das instituições e identidades religiosas construídas ao longo do tempo no Brasil. Para tanto, a interdisciplinaridade com outras ciências humanas e sociais (teologia, antropologia, sociologia) colaborará para a compreensão do fenômeno religioso e sua dimensão histórica em nosso país.

5 - O MUNDO COLONIAL E A FORMAÇÃO DOS IMPÉRIOS:

                    Coordenadores:  Dr. Rodrigo da Silva Goularte (UFES)

                              PropostaA proposta deste simpósio é promover um debate concernente à trajetória histórica do Brasil no período delimitado pelos séculos XVI e XIX. A partir da década de 1980, iniciou-se na historiografia nacional um processo de ruptura com relação a interpretações já consagradas sobre o passado colonial e monárquico do país, como as inspiradas nas obras de Buarque de Holanda e nos pensadores marxistas - com destaque para Prado Junior e Werneck Sodré. Esse processo de ruptura continuou nos anos seguintes com uma produção historiográfica que multiplicou os olhares sobre o passado brasileiro por meio da instrumentalização de novas temáticas (gênero, cotidianos, micropoderes...), outras fontes (cartoriais, pictóricas, jornalísticas...) e da renovação do instrumental teórico-metodológico (história das ideias, dos conceitos, prosopografia...). O simpósio 'O mundo colonial e a formação dos impérios', portanto, é um espaço para pensar essa nova historiografia e trabalhos atuais que perpetuam essa renovação investigativa da trajetória brasileira.

6 - VISÕES DO MUNDO ANTIGO E MEDIEVAL:

                    Coordenadores:  Prof. Sergio Alberto Feldman (UFES) e Dr. Belchior Monteiro Lima Neto

                              Proposta:

7 - A ERA DAS REVOLUÇÕES. A FORMAÇÃO DO MUNDO MODERNO E CONTEMPORÂNEO:

                    Coordenadores: Prof. Josemar Machado de Oliveira (UFES)

                              Proposta:

8 - BRASIL E SUAS IDEIAS DE REPÚBLICA:

                    Coordenadores: Prof. Ueber José de Oliveira (Lethis - UFES)

                              Proposta:

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910